top of page
Search

Teoria Organizacional

  • Writer: Teorias do Jornalismo
    Teorias do Jornalismo
  • Apr 29, 2019
  • 2 min read

Updated: May 6, 2019


Para o autor Warren Breed, no artigo Social ‘Control in the Newsroom: A Functional Analysis’, 1955 (Controle Social na Redação: Uma análise Funcional), ele estuda no artigo o profissional, a organização e a burocracia e entende que as empresas jornalísticas que exercem influência nas escolhas do jornalista. Dando origem a Teoria Organizacional para o jornalismo. E para Breed sua principal fonte de expectativa não é o público e sim, colegas de trabalho e superiores. Sendo assim, ele analisa que o jornalista acaba sendo socializado na política editorial da organização através de um sistema de recompensa e punição. Ou seja, ele se conforma com as crenças editoriais que passam a valer mais que a sua crença individual.

Breed também identifica alguns fatores que levariam a um conformismo com a política editorial da organização:

· autoridade institucional e as sanções;

· sentimentos de obrigação e estima para com os superiores;

· ausência de grupos de lealdade em conflito;

· o prazer da atividade;

· as notícias como valor.

Existem dois tipos de níveis que influenciam na produção de notícias de acordo esta teoria, ao nível organizacional como o desejo do lucro, a escolha de fontes, o acontecimento, a competição entre editores e editorias, recursos humanos e materiais, a hierarquia, organização e burocracia interna e interação com as fontes interferem na produção da matéria.

Podemos comparar a Teoria Organizacional com o livro ‘Vigiar e Punir’, de Michel Foucault (1977), que ele fala que no Panopticon a vigilância hierárquica sobre os indivíduos permitia a articulação de um poder com um saber, que determina se alguém está se conduzindo ou não como deve. Essa articulação se ordena em torno da norma, do que é ou não normal, do que é correto ou incorreto, do que se deve ou não se deve fazer

Nesta teoria de modelo funcionalista pode ser observada também no jornalismo dentro das redações, onde as notícias são produzidas. O jornalismo é um mercado e as notícias são seus produtos, por tanto é necessária a organização das empresas, situação evidente no livro de Cremilda Medina, ‘Notícia: um produto à venda’. “As notícias são como são porque as empresas e organizações jornalísticas assim as determinam” (1988). A Teoria Organizacional tem uma visão mercadológica, quanto mais organizado o processo jornalístico, mais lucrativo ele será.


- Andressa Carvalho


No filme ‘Diário de um Jornalista Bêbado’, de Bruce Robinson (2012), é evidente a Teoria Organizacional, pois Paul Kemp (o jornalista) tem que se moldar ao jornal The San Juan Star, mesmo indo contra as suas crenças. Visto que ele quer publicar notícias que acontecem em Porto Rico, mas é barrado pelo editor Lotterman que quer que o jornal lucre e não publique a verdade.

Paul Kemp iniciando os trabalhos para o jornal The San Juan Star

 
 
 

Comentários


bottom of page