top of page
Search

Rotina Produtiva

  • Writer: Teorias do Jornalismo
    Teorias do Jornalismo
  • Apr 29, 2019
  • 2 min read

Updated: May 6, 2019


A imprensa ajuda a construir a realidade, Mauro Wolf (2002) e Nelson Traquina (2004) levam em consideração critérios de noticiabilidade construindo uma rotina de produção. São três elementos principais segundo Felipe Pena no livro Teoria do Jornalismo seriam eles, a cultura profissional dos jornalistas, a organização do trabalho e os processos produtivo. O processo de produção de uma reportagem é quase industrial, tem procedimentos e ordem própria: planejamento produtivo. Um exemplo dessa organização é a divisão de funções, como pauteiro e repórter, por exemplo. Outra divisão também são as editorias.

A divisão sistematizada por Jorge Souza no livro “A notícia e seus efeitos” separa a interação da notícia em seis tipos:

1. Ação Pessoal – notícia como resultado das pessoas e suas intenções;

2. Ação Social – notícia como resultado das dinâmicas da sociedade;

3. Ação Ideológica – notícia como resultado das forças de grupos;

4. Ação Cultural – notícias como produto do sistema cultural;

5. Ação do Meio Físico – notícias dependentes dos meios em que é produzida;

6. Ação Histórica – notícias como produto histórico.

Fatores normais da rotina como a hora do fechamento e a escolha da figura/entrevista mais importante, a questão se encaixa em lógica interna, mas podem parecer como manipulação.

Afonso Albuquerque no artigo “A manipulação editorial e produção de notícia: dois paradigmas da análise da cobertura jornalística política” diz que “o paradigma da manipulação da notícia tende a favorecer um enfoque moral/psicológico da imparcialidade [...] e dificulta enormemente a sua compreensão como um processo histórico e culturalmente situado”.

A atividade jornalística segundo Gaye Tuchman tem um objetivo simples, mas um processo complexo. O resultado desejado é espalhar informações concentras e bem apuradas, todo o desafio de como obter esses dados e como passar eles para a população tornam o desenvolvimento delicado. O jornalismo serve a população, matérias manipuladas tiram a credibilidade da profissão.


- Gabriela Küster


No filme Conspiração e Poder a Rotina Produtiva aparece durante a conquista da fonte, apuração de informações e na montagem da matéria.

A equipe assistindo o desenrolar da reportagem

 
 
 

Comments


bottom of page